Normas para publicação

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – III JORNADA CIENTÍFICA PROCARDIO UFV

DATAS IMPORTANTES

10 de março de 2023: início da submissão de trabalhos.
10 de abril de 2023: último dia para submissão de trabalhos.
20 de abril de 2023: divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos submetidos por correio eletrônico.
24 de abril de 2023: divulgação do resultado dos trabalhos premiados, por correio eletrônico.

Categorias e modalidade de apresentação
Áreas temáticas: estudos epidemiológicos, experimentais, de extensão e clínicos que estejam relacionados com obesidade e/ou risco cardiometabólico.

Os trabalhos incluídos serão apresentados em formato de banner no dia do evento e publicados em anais. O melhor trabalho de cada área temática receberá premiação e será realizada uma apresentação oral na Sessão Temas Livres do evento (10 minutos). As normas e o template para submissão e apresentação dos resumos, bem como os critérios de avaliação, serão disponibilizados no site do evento.

Tipos de trabalhos aceitos: pesquisas originais, revisões de literaturas e casos clínicos com relevância. Não serão aceitos projetos de pesquisa sem resultados ou cuja descrição dos resultados indique apresentação no dia do evento.

Sobre a responsabilidade do autor: O autor responsável pela submissão do trabalho deve estar inscrito no evento e apresentar o trabalho presencialmente sob a forma de poster ou oral, o último apenas para os trabalhos premiados. Caso não seja possível sua participação por força maior, outro autor deve ser indicado como responsável para apresentação, e deverá estar inscrito e participar do evento.

Limite de resumos por participante
Cada participante poderá submeter, no máximo, dois resumos vinculados à sua inscrição (como autor responsável); não necessariamente como primeiro autor. O autor responsável deverá apresentar o trabalho no evento. Entretanto, não há a limite para participação como coautor em trabalhos inscritos a serem apresentados por outros participantes.

Obrigatoriedade de pagamento da taxa de inscrição
Não é necessário estar inscrito no evento para a submissão de trabalhos. No entanto, a inscrição do autor responsável será obrigatória para a apresentação do mesmo e poderá ser realizada após a divulgação dos trabalhos selecionados.

Número máximo de autores por resumo
Serão aceitos resumos com, no máximo, seis autores.

Estrutura do resumo
– Idioma: português.
– Formatação: o documento deve ser elaborado em formato Word, com fonte Arial tamanho 12, texto justificado, espaçamento de 1,5 cm entre as linhas, e margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.
– Título: deverá estar em letra maiúscula e em negrito.
– Autores: devem ser apresentados o nome, sobrenome(s) do meio abreviado(s) e sobrenome final (ex. Maria S. Silva; Ana Maria S. P. Silva) de todos os autores. O nome do autor responsável deve estar sublinhado e, após o envio, o mesmo não poderá ser substituído por outra pessoa.
– Filiação profissional: devem ser especificadas as instituições dos autores. O nome da unidade acadêmica (faculdade ou departamento) deverá ser seguido pelo nome da universidade (ex. Departamento de Nutrição e Saúde, Universidade Federal de Viçosa). As filiações devem ser precedidas pelo número sobrescrito no final do sobrenome de cada autor.
– Tópicos: introdução, objetivo(s), métodos, resultados e conclusão para trabalhos de pesquisa.
– Corpo: o corpo do resumo deverá ter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), sem considerar o título, autores, filiação e área temática.
– Área temática: Estudo populacional, Estudo clínico, Estudo Experimental e Trabalho de extensão.
– Ilustrações (gráficos, tabelas e imagens), citações e lista de referências não poderão ser incluídas no resumo devido à limitação de espaço;
– Os resumos deverão ser enviados para o e-mail jnutricao.resumos@gmail.com, como anexo, no formato Word (.doc ou .docx), com o título: Resumo – Título do trabalho (ex. Resumo – Análise dos fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares em estudantes do ensino médio da rede privada de ensino da cidade de Porto Firme/MG). Caso o autor responsável não receba um e-mail de confirmação da submissão do trabalho, deverá entrar em contato com a comissão organizadora do evento.

Normas para elaboração do pôster
Em caso de aceite, o pôster deverá ser confeccionado com as seguintes dimensões: 120 cm de altura e 90 cm de largura. O pôster deverá permanecer exposto durante todo o tempo da sessão no dia 06/05, e o autor responsável deverá estar presente. O autor será responsável pela afixação e retirada do pôster ao término da sessão.

Certificados e publicação nos anais
Os certificados serão emitidos online, em nome do autor principal e dos coautores. Os resumos serão publicados em mídia eletrônica, com ISSN.

Critérios para avaliação dos resumos
Os trabalhos serão avaliados por membros externos à UFV e internos que não tenham submetido trabalhos e não tenham conflito de interesse com os participantes que submeteram. Todos os avaliadores possuem expertise na área temática do resumo. Além da observância aos requisitos de resumos acima explicitados, serão considerados os seguintes critérios:
– Adequação à temática do evento;
– Relevância, atualidade e natureza inovadora;
– Adequação metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
– Características do trabalho no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição.

Observação: resumos fora das normas de elaboração e da temática do evento serão recusados. A comissão organizadora reserva-se o direito de realocar os resumos quanto à área temática, de acordo com sua avaliação. Ainda, é de responsabilidade dos autores o correto preenchimento das informações relacionadas ao resumo (título, autores, filiação e corpo do texto), não sendo realizadas correções de certificados e anais.

Baixe o template para seu resumo aqui!

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