História

O PROCARDIO-UFV surgiu em 2003, sob a iniciativa do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com apoio da Divisão de Saúde da UFV (DSA-UFV) e a coordenação da Profa. Dra. Lina Frandsen Paez de Lima Rosado. A partir de 2011, o PROCARDIO-UFV foi reativado sob coordenação da Profa. Dra. Helen Hermana Miranda Hermsdorff.

O PROCARDIO-UFV surgiu devido à alta mortalidade por doenças cardiovasculares (DCV) no Brasil, associada a um aumento na ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, dislipidemias, diabetes e obesidade, que juntas são conhecidas como a síndrome metabólica. Todas essas doenças, por sua vez, têm como fatores de risco um padrão alimentar inadequado, com alto consumo de alimentos com alta densidade calórica e baixo conteúdo nutritivo e um estilo de vida caracterizado por sedentarismo, tabagismo e etilismo. Portanto, a equipe do PROCARDIO-UFV espera com sua intervenção não só uma melhora significativa no quadro clínico e uma redução no risco de novos eventos cardiovasculares, mas também a criação de um padrão alimentar e estilo de vida mais saudável, com melhora na qualidade de vida desse grupo de risco.

Objetivos PROCARDIO-UFV:
1) Determinar com maior precisão a magnitude e distribuição dos fatores de risco para DCV na comunidade acadêmica da UFV, identificando biomarcadores de predição mais sensíveis/ específicos para os mesmos;
2) Realizar mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida dos pacientes do PROCARDIO – UFV, a fim de reduzir os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção para as DCV;
3) Alcançar uma melhora no quadro clínico e metabólico, bem como na qualidade de vida dos pacientes portadores ou com risco para DCV na comunidade acadêmica da UF;
4) Criar novas estratégias que aumentem a adesão dos pacientes ao tratamento clínico-nutricional proposto;
5) Determinar com maior precisão a magnitude e distribuição dos fatores de risco para DCV na comunidade acadêmica da UFV, identificando biomarcadores de predição mais sensíveis/ específicos para os mesmos;
6) Realizar mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida dos pacientes do PROCARDIO – UFV, a fim de reduzir os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção para as DCV;
7) Alcançar uma melhora no quadro clínico e metabólico, bem como na qualidade de vida dos pacientes portadores ou com risco para DCV na comunidade acadêmica da UFV;
8) Criar novas estratégias que aumentem a adesão dos pacientes ao tratamento clínico-nutricional proposto.